Hoje venho escrever-vos sobre um assunto que ainda incomoda um bocadinho, mas que sinto ser importante falar para termos consciência das escolhas que fazemos todos os dias. Vamos falar sobre o leite...
Segundo estudos recentes realizados pela "World cancer research found international" os países com as taxas mais altas de cancro são os que mais consomem lacticíneos. Entre eles destacam-se em 1º lugar a Dinamarca, em 2º lugar a França, em 3º a Austrália e em 4º a Bélgica.
O leite contém cerca de 38 hormonas de crescimento, sendo que uma delas a IGF-1 (que tal como o estrogénio e a progesterona encontra-se presente no nosso sangue sendo responsável pelo crescimento), até à puberdade esta hormona é imprescindível no desenvolvimento dos ossos, e nas mulheres pela parte da menstruação e desenvolvimento dos seios. A partir desta fase os níveis desta hormona começam a decrescer. O consumo continuado de lacticíneos, leva a que a hormona IGF-1 continue a expandir as células não permitindo assim as células natural killers fazerem o processo de apoptose. Em 1998 um estudo realizado pela Brigham and Women's Hospital and Harvard Medical School em Boston, mostrou que quanto maior a concentração desta hormona no sangue em mulheres na fase pré-menopausa, maior o risco de desenvolverem cancro da mama.
Outro estudo realizado pela Universidade Umea na Suiça (Umeå University Hospital) em 2004, mostra-nos que os riscos de cancro da próstata aumentam quando existe uma maior concentração da IGF-1 no nosso sangue.
O mesmo se passa em relação ao cancro dos ovários, o estudo realizado em 1989 pela Brigham and Women's Hospital, Obstetrics and Gynecology Epidemiology Center, comprovou que o consumo de lacticíneos está relacionado com o desenvolvimento do cancro dos ovários.
Então como substituir o leite que muitas vezes está presente no nosso dia-a-dia desde crianças? Aquele copo de leite que aconchega as dores de garganta à noite com mel, aquela taça de cereais antes da escola, ou aquele leite-de-creme que a avó fazia e que hoje a esposa faz nas ocasiões especiais...
Hoje em dia existem várias opções no mercado de bebidas Vegetais como a bebida de amêndoa, caju, espelta, kamut, quinoa, arroz que de preferência devem ser biológicas.
Partilho convosco um vídeo com a receita do Leite de Amêndoa e Côco:
コメント