A Glutationa é um poderoso antioxidante presente no nosso organismo e responsável por várias funções entre elas, a regularização das funções do fígado na eliminação de toxinas. Formada pela combinação de três aminoácidos muito importantes para o nosso corpo: a cisteína, glutamina e glicina, é também composta por enxofre que ajuda a eliminação dos metais pesados.
Qual a sua importância?
Fertilidade- Os homens com baixos níveis de glutationa no organismo mostraram ter mais probabilidade de sofrer de infertilidade, nas mulheres também foi comprovado que a qualidade dos óvulos era inferior quando os níveis de glutationa estão abaixo do normal.
Anti-Cancro- Este poderoso antioxidante ajuda a estimular a apoptose (morte celular programada) das células com potencial cancerígeno, mantendo as células saudáveis, estudos recentes comprovam também que a Glutationa reduz os níveis de toxicidade após a exposição à quimioterapia.
Saúde Mental- A Glutationa é um antioxidante que se encontra muito presente no nosso cérebro, sendo indispensável para manter a sua actividade normal e protegê-lo do stress oxidativo que a longo prazo tem consequências no desenvolvimento de determinadas doenças cerebrais tais como o Alzheimer.
Prevenção de doenças ósseas- No caso da arteriosclerose foi comprovado que a Glutationa ajuda na prevenção e desenvolvimento da mesma.
Onde encontrar?
Ovos, carne, peixe, cebolas, bagas, melancia, ervilhas, tomates, curcuma, cardamomo, bróculos, pêssegos... (alguns alimentos não são ricos em glutationa mas ajudam na sua produção).
Mg de Glationa em alguns alimentos:
:: Abacate cru (1/2 un) = 31,3 mg:: Melancia (1 fatia) = 28,3 mg:: Morango (1 xíc.) = 11,9 mg:: Tomate cru (1un) = 10,9 mg:: Laranja (1un) = 10,6 mg:: Melão (1 fatia) = 9,4 mg:: Pêssego fresco (1 un) = 6,8 mg:: Cebola fresca (1un) = 6,7 mg:: Cenoura crua (1un pequena) = 5,9 mg:: Espinafre cru (1 xíc.) = 5 mgFonte: Adaptação de Dean Jones, Emory University. In: CARPER, J - Pare de envelhecer agora.
Com Amor,
Kate
Comments