Muitas vezes dói expressar a raiva ou a tristeza, é como se fossem sentimentos que não nos podem pertencer. Vão muitas vezes contra aquilo que “queremos ser e mostrar”, pois desde pequeninos que nos ensinam a silenciar este mecanismo tão importante e regulador: comunicar as nossas emoções.
Silênciar a raiva, e a tristeza, não te vai trazer felicidade, muito pelo contrário.
Para algumas pessoas mais emocionais, por vezes esta manifestação da raiva ou da tristeza pode sair de forma exercerbada e não controlada, criando danos catastróficos em termos emocionais e pessoais. Para os menos emocionais, pode ficar fechada e contida sempre que há um momento em que foi sentida e silenciada.
Quando não expressamos a nossa raiva ou a expressamos de uma maneira descontrolada, ela mantém-nos desequilibrados, tensos e irritados.
Exteriorizar a raiva não significa ter permissão para magoar verbalmente os outros ou a nós mesmos. Algumas soluções para expressar as nossas emoções mais profundas, com dignidade podem passar por praticar exercício, ouvir música, fazer terapia, escrever…
A raiva ou a tristeza são sempre guias que nos podem levar até ao ponto onde tudo começou, geralmente muitos anos antes do sítio onde estamos agora a sentir a mesma emoção. #traumahealing
Comentarios