top of page
Foto do escritorCatarina Sotero

Diferentes utilizações do óleo de coco biológico


1 – Uma opção saudável para tempero e fritura: grande estabilidade, excelente fonte de ácidos gordos de cadeia média. Dá um sabor subtil aos seus cozinhados.

2 – Para fazer batidos ou smoothies. Receita de um batido muito nutritivo, que aumenta a energia e é bom para a pele: 2 chávenas de couve fresca, 2 chávenas de água, 2 chávenas de ananás, 1 banana, 2 colheres de sopa de óleo biológico de coco. No liquidificador misture a couve, a água e o óleo biológico de coco. Depois adicione a fruta e bata outra vez (a).

3 – O óleo de coco possui propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas, podendo ser utilizado para criar um desodorizante caseiro: misture 6 colheres de sopa de óleo biológico de coco, 4 colheres de sopa de amido de milho biológico, 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, algumas gotas de óleos essenciais (como por exemplo árvore-do-chá). Para ficar sólido basta adicionarem cera de abelha biológica (nesse caso coloquem a cera de abelha previamente ralada e o óleo de coco num recipiente de vidro. Levem ao lume ao banho-maria, mexam até que a cera derreta completamente, retirem do lume, juntem os pós, mexam muito bem e depois juntem os óleos essenciais) (b)

4 – Adicionem algumas gotas de óleo essencial de Hortelã-Pimenta ou erva-príncipe ao óleo biológico de coco parar criarem um repelente de insectos natural.

5 – O óleo biológico de coco ajuda a manter a pele suave e hidratada (mantém a humidade natural da mesma) e é facilmente absorvido pela pele, podendo ser utilizado como Loção corporal: depois do banho aplicar óleo de coco directamente na pele.

6 – Oil Pulling: actua na saúde dos dentes e gengivas, protege contra as cáries, combate o mau hálito e fortalece as gengivas. Bochechar com óleo de coco virgem biológico de preferência de manhã e em jejum. Colocar aproximadamente uma colher de sopa de óleo na boca; movimentar o óleo devagar: “mastigar”, fazer passar entre os dentes por 15 minutos. Depois cuspir e enxaguar a boca com água (c). Mais informações sobre esta técnica aqui.

7 – Remover a maquilhagem, aplicar no rosto e remover com uma luva ou disco de algodão biológico.

8 – Para amaciar e dar brilho ao cabelo. Podem aplicar directamente no cabelo seco ou apenas nas pontas (deixando actuar algumas horas). Podem também fazer uma máscara como esta: 10g de alecrim biológico, 10g de100 ml de óleo biológico de coco. Picar o alecrim. Deitar o alecrim picado num recipiente de vidro e juntar a camomila e o óleo biológico de coco. Levar ao lume em banho-maria durante 30 minutos. Retirar do lume, deixar arrefecer e colocar num recipiente com fecho hermético. Fechar e deixe repousar por uma semana. Depois aquecer outra vez a mistura e coar para retirar as plantas. Retirar uma pequena quantidade do produto e aplicar fazendo uma massagem no couro cabeludo. Aplicar em todo o cabelo; envolver o cabelo numa toalha quente e deixar actuar por 30 minutos. Depois deve-se lavar o cabelo normalmente (J. Fairley – d).

9 – Misturado com sais dos himalaias dá origem a um óptimo esfoliante facial. Podem também combinar açúcar e óleo de coco biológico em partes iguais para criar um esfoliante corporal suave (utilizar no banho) (f).

10 – Como é rico em antioxidantes, podem adicioná-lo às vossas preparações anti-envelhecimento ou utilizá-lo directamente na pele como creme facial.

(a) receita retirada do blog simple green smoothies

(b) receita retirada do site da marca Dr. Bronner

(c) Wolfram, Katharina (1997). O uso medicinal de óleos vegetais: um método prático e eficaz de desintoxicação. São Paulo: Editora Pensamento.

(d) Fairley, Josephine (2004). The ultimate natural beauty book. Silverdale books.

(e) Blog Wellness Mama

Créditos imagem: Andrzej Gdula

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aromaterapia no Verão

Os óleos essenciais são muito úteis para levares contigo nas férias ou para utilizares nestes meses de calor. Estes podem ser utilizados...

コメント


bottom of page