A argila rosa é uma mistura de argila branca e de argila vermelha, é muito rica em oligoelementos e tem vários benefícios. Particularmente indicada para as peles sensíveis e delicadas, é purificante, suavizante e devolve o brilho à pele.
Como usar argila rosa?
Tanto para o rosto quanto para o cabelo, a argila rosa pode ser utilizada de várias maneiras, sendo a mais comum a máscara facial e capilar:
Máscara facial
Mistura a argila rosa com água mineral (não uses metal, prefere madeira, vidro ou material de porcelana) ou melhor ainda com um hidrolato (ou água floral) para obter uma pasta lisa. Podes usar a água floral de rosas, néroli (ou flor de laranjeira), ou alfazema. Aplica uma camada espessa no rosto, evitando a área dos olhos e da boca. Deixa agir por dez minutos (assim que a máscara comece a secar) e enxagua com água limpa. Podes fazer essa máscara uma vez por semana. Para adicionar um poder nutritivo a esta máscara, podes adicionar uma colher de chá de óleo vegetal (abacate, argão, cânhamo ou amêndoas doces).
Máscara capilar
A argila rosa é particularmente adequada para cabelos secos. Para a máscara: mistura 3 colheres de argila rosa com 1 colher de óleo vegetal (Macadâmia, Rícino, Abacate ou Argão) e adiciona água mineral até obteres uma pasta lisa. Aplica a máscara nos cabelos molhados e deixa agir por cerca de 15 minutos. Enxagua com água morna.
A argila também pode ser eficaz como desodorizante natural pela sua capacidade de absorção.
Artigo adaptado do blog da centifolia
Fotografia: Joanna Kosinska
Comments