top of page
Foto do escritorCatarina Sotero

ALOE vera o aliado da pele


OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O aloe é conhecido pelas suas múltiplas propriedades: emoliente, calmante, adstringente, cicatrizante, bactericida, anti-inflamatório, hidratante.

Contém mais de 200 substâncias diferentes: vitaminas (A, B1, B2, B3, B6, C, E), minerais, enzimas (nomeadamente a bradiquinase com efeito anti-inflamatório), polissacarídeos que estimulam o crescimento dos tecidos e a regeneração celular, aminoácidos essenciais, antraquinonas (propriedades bactericidas e analgésicas), saponinas (acção de limpeza e anti-séptica), agentes desintoxicantes e purificadores. Graças às propriedades de cada uma destas substâncias e à acção sinérgica de todas elas, o aloe tem múltiplas aplicações (Ana Fernández Magdalena).

O extracto de aloe penetra facilmente na pele (graças à lignina e a certas enzimas) e possui um grande poder hidratante. Retarda o envelhecimento celular graças ao seu alto teor em vitaminas (A, C e E) e minerais. Os aminoácidos, vitaminas e minerais, presentes no aloe ajudam a regenerar e revitalizar a pele cansada e sem brilho. O aloe acelera a renovação celular e a sua aplicação diária pode ajudar a clarear as manchas escuras da pele.

Útil contra irritações cutâneas: útil para combater alergias provocadas por picadas de insecto. Aplicar o extracto de aloe depois da depilação ou como loção pós-barba para evitar a irritação da pele.

Acelera a cicatrização das queimaduras: o aloe é cicatrizante, ajuda a regenerar os tecidos, é analgésico e ajuda a reduzir o risco de infecção. Em caso de queimadura solar aplicar o extracto de aloe na zona afectada duas vezes ao dia.

O aloe é um desodorizante natural, neutraliza o odor corporal, destruindo as bactérias presentes. Experimentem simplesmente espalhar o extracto de aloe vera debaixo dos braços (Marie Lecardonnel).

Problemas bucais: Os autores de um artigo publicado em 1984 no The Journal of the Bergen County Dental Society, afirmaram que o aloe “reduz a dor, o sangramento e a inflamação, sendo, ao mesmo tempo, bactericida, antiviral e fungicida e, comparado aos tratamentos convencionais multiplica por quatro a rapidez da cura“. Os autores citam também um estudo realizado no Walter Reed Hospital, no qual se demonstrou que o aloe combate o tártaro, já que inibe o crescimento e a existência do streptococccus mutandis, bactéria responsável pelo aparecimento do mesmo (Neil Stevens). No círculo Bio podem encontrar uma pasta de dentes com certificação biológica à base de aloe.

Combate o acne – topicamente combate a infecção – limpar bem o rosto. Adicionar uma pequena quantidade de extracto de aloe vera a um disco ou luva de algodão e aplicar no rosto com pequenos toques, deixar actuar 30 minutos e enxaguar (Ana Fernández Magdalena).

Cuidados capilares: para a queda de cabelo: realizar uma massagem no couro cabeludo com o extracto de aloe vera (deixar actuar 10 a 15 minutos minutos); grande parte dos seus componentes penetram no couro cabeludo nutrindo-o e estimulando a regeneração do folículo piloso (Rosa Blasco).

Máscaras: para peles oleosas: uma noz de pasta de argila verde (misture um pouco desta argila com água até obter uma pasta) e a mesma quantidade de extracto de aloe vera. Misturar bem. Muito eficaz para desincrustar a pele e fechar os poros. A aplicar uma vez por semana. Para peles secas: retirar e esmagar polpa de um abacate maduro; num pires deitar o equivalente a uma noz da polpa, acrescentar igual quantidade de extracto de aloe vera e misturar bem. Para peles muito seca, adicionar uma gota de óleo vegetal. Muito nutritiva esta máscara deve ser aplicada uma vez por semana (Marie Lecardonnel).

Gel refrescante para as pernas: Gel de aloe vera bio: ½ chávena; Amido de milho bio: 1 colher e meia de café; Hidrolato de Hamamélia bio: 1 colher de sopa; óleo essencial de hortelã-pimenta bio: 3 a 4 gotas. Misturar o gel de aloe com o amido de milho e o hidrolato de hamamélia num recipiente resistente ao calor. Aquecer a mistura em banho-maria até obter um líquido claro e espesso da consistência do mel. Deixar arrefecer e juntar o óleo essencial. Misturar bem. Conservar num recipiente hermético. Aplicar em massagem sobre as pernas e os pés (Janice Cox).

Gel de limpeza facial: 1 colher de sopa de sabonete líquido neutro Dr. Bronner (pele seca: excluir este ingrediente e adicionar 1 colher extra de óleo vegetal), 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas doces, 5 colheres de sopa de gel de aloe vera, 20 a 60 gotas de óleo essencial (pele sensível: 20). Deitar o gel de aloe vera num frasco. Agitar. Deitar os restantes ingredientes. Agitar bem. Molhar o rosto com água morna, aplicar o gel, remover com uma luva de algodão (húmida-água fria) e secar levemente com uma toalha limpa  (a autora do blog casulo da magali partilhou connosco esta receita cuja fonte é o blog sweet roots)

Conselhos para quem tem a planta: “Para que uma planta possua as qualidades curativas ideais, deverá estar madura, isto é, ter entre um ano e meio a dois anos. Quando utilizar, corte sempre uma das folhas inferiores, pois são as mais grossas, as mais maduras e as de maior efeito terapêutico. Arranque-a desprendendo-a do tronco. Com uma faca, corte os três ou quatro centímetros inferiores da folha (toda a parte esbranquiçada e um pouco mais) e descarte-os. De seguida mantenham-na durante alguns minutos na posição vertical ou ligeiramente inclinada para que a seiva amarela vá sendo drenada. Depois corte as bordas da parte que será utilizada no momento para eliminar os espinhos. De seguida, parta a folha longitudinalmente pela metade. Antes da aplicação da polpa, é muito importante lavar bem a região da pele onde será aplicada. As aplicações podem ser repetidas de hora em hora, lavando sempre a pele antes de cada nova aplicação“. (Neil Stevens, p. 104-105)

Bibliografia

Ana Fernández Magdalena, Aloe, el gran amigo de la piel. Revista Cuerpomente n.º106, Fevereiro de 2001.

Janice Cox. “Natural Beauty at home: More Than 250 Easy to Use Recipes for Body, Bath, and Hair”

Marie Lecardonnel (2000). O novo guia do aloés: receitas práticas para a sua Sáude. Publicações prevenção de saúde.

Neil Stevens (1999). O poder curativo da Babosa Aloe Vera. São Paulo: Madras Editora.

Rosa Blasco, Aloe vera, el gran amigo de tu piel, Revista Cuerpomente n.º77, Setembro de 1998.

Autor da imagem: bso

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aromaterapia no Verão

Os óleos essenciais são muito úteis para levares contigo nas férias ou para utilizares nestes meses de calor. Estes podem ser utilizados...

コメント


bottom of page